segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Barquetes de Ervilhas e Lentilhas

(rende 20 porções)

Fonte: panelinha.com.br

Ingredientes:

64 g / 1/3 xícara (chá) de lentilhas
100 g / ½ pimentão vermelho
100 g / ½ pimentão amarelo
suco de ½ limão
40 g / ¼ de maçã, verde
1 colher (sopa) de azeite
20 folhas de endívia


Preparo:

1. Lave as lentilhas sob água corrente.
2. Coloque as lentilhas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias.
3. Retire as lentilhas do fogo e escorra a água. Coloque as lentilhas num recipiente. Reserve.
4. Apóie os pimentões numa tábua e corte uma tampa de cada lado, com uma faca afiada. Retire as sementes e despreze.
5. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento. Apóie a metade na tábua, com a parte da pele voltada para baixo, e corte em tiras (1 cm). Corte as tiras em cubos (1 cm). Reserve.
6. Descasque a maçã e corte em rodelas (1 cm); corte as rodelas em tiras (1 cm) e as tiras em cubos. Coloque os cubos de maçã num recipiente e acrescente o suco de limão. Misture bem.
7. Acrescente as lentilhas, os pimentões, as maçãs e a cebolinha picada num recipiente e misture bem.
8. Tempere com o sal, pimenta do reino e azeite. Misture novamente.
9. Lave as folhas de endívia cuidadosamente sob água corrente. Coloque as folhas num prato e acrescente o recheio dentro.
10. Sirva a seguir.

Salada de Lentilha



Rendimento: 6 porções.


Ingredientes para a salada:

250 g de lentilha
1 cebola, grande
2/3 de xícara (chá) de amêndoas, laminadas
3 colheres (sopa) de hortelã, picada
1 colher (café) de cominho em pó


Preparo:

1. Cozinhe a lentilha em bastante água (como se fosse macarrão) por 15 minutos.
2. Verifique se ela está al dente e coloque numa bacia com água e gelo para encerrar o cozimento. Em seguida, coloque num escorredor para que fique bem sequinha.
3. Pique a cebola em pedaços não muito pequenos. Leve ao fogo bem baixo numa panela com uma colher de água por uns 40 minutos, ou até que os açúcares e sucos da cebola já tenham dourado. Reserve.
4. Se você não encontrar amêndoas laminadas, use picadas. Se estiverem cruas, coloque no forno para torrar um pouco. Em seguida, misture todos os ingredientes da salada.


Ingredientes para a vinagrete:

1 colher (sopa) de mostarda, tipo Dijon
1/3 de xícara (chá) de vinagre, balsâmico
1 xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino, a gosto


Preparo:
1. Para fazer a vinagrete, comece colocando numa tigela a mostarda, o vinagre, sal e pimenta-do-reino, de preferência moída na hora.
2. Com o auxílio de um fuet (ou batedor de maionese como também é chamado) misture bem os ingredientes e, sem parar de bater, vá adicionando o azeite de forma a emulsionar o molho. Se, ao final, não estiver um líquido homogêneo, coloque uma colherinha de água e bata mais um pouco.
3. Verifique o sal e a pimenta. Tempere a salada com esta vinagrete e leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.

Receitas para a Ceia de Ano Novo



Essa semana estarei postando receitas com os ingredientes tradicionais da ceia de Reveillon, com o significado de cada alimento.



Lentilha


.....Em várias regiões do mundo é esse o alimento que traz fortuna. Como as ervilhas, as lentilhas também evocam morte e renascimento, do grão enterrado na terra renascem múltiplos grãos.





Uva

.....Alimento nº 1 da ceia de ano-novo. Come-se 3 dando as costas para a lua, 12 dando pulinhos ou sobre um banquinho, 11 guardando as sementes, não importa! O importante é não faltar uva na ceia de reveillon, fruta que traz boa sorte para o ano inteiro!





Amor

.....Além de ser saudável e muito mais leve, o peixe na ceia de ano novo está vinculado à boa sorte e fecundidade. Quando se fala em peixe automaticamente se faz associação com a água, símbolo da vida, do nascimento. Em chinês, U, peixe, foneticamente tem o mesmo som da palavra "abundância", fazendo-se a analogia. Aqui no Brasil tropical, nada mais perfeito para a ceia de reveillon do que um bom peixe assado em folha de bananeira!





Saúde

.....A carne de porco é muito apreciada na ceia de reveillon, afinal o porco é um animal que fuça para a frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já o frango, peru ou faisão acredita-se não ser uma boa pedida para a passagem do ano: todos os três ciscam para trás...





Esperança

.....A romã, com sua enorme quantidade de sementes é símbolo de fartura e fertilidade. Os judeus, no Rosh Hashaná pedem a multiplicação das bênçãos divinas ao comer a romã. As sementes vão para debaixo do travesseiro para atrair "dinheirinha". Já no cristianismo, as sementes simbolizam esperança.