sábado, 30 de outubro de 2010

Apple pie - Torta de maçã

Receita do Blog: http://todasreceitasculinarias.blogspot.com



Ontém fui ao salão e a moça que estava fazendo um procedimento em mim falou que tinha provado dessa torta e gostado muito. Como não tenho a receita aqui em mãos agora peguei essa receitinha no Google p/ já facilitar p/ ela.

Resumidamente a história da torta.

Uma tradição americana é comer Torta de Maçã (Apple Pie) no dia de Ações de Grasças (Thankginving Day), mas a pricípio as tortas de maçã eram feitas na Inglaterra antes dos Pilgrims trazerem as primeiras sementes à América do Norte. Com o tempo, os Estados Unidos se tornaram o mais importante produtor de maçã do mundo, em parte por causa do herói do povo, cuja história mistura fatos históricos com folclore.
A lenda de Johnny Appleseed tornou a Torta de Maçã um prato tradicional americano, e ela dizia que, enquanto ele andava descalço sobre a terra, jogava sementes no chão aonde quer que passasse. Ele usava uma panela como chapéu e era um vegetariano que vivia de leite desnatado talhado e pólen. O certo é que, começando com mais de 25 anos de idade até a sua morte aos 71 anos, em 1845, o excêntrico, mas manso, herói do povo viajou milhares de milhas do interior da Pennsylvania até Indiana plantando árvores de maçã e iniciando viveiros para macieiras.



Ingredientes:


Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de gordura vegetal
1 colher de chá de sal
1/4 de xícara de água (aproximadamente)


Preparo:


Coloque a farinha de trigo em um plano de trabalho e faça um vulcão, salpique com o sal e coloque sobre a farinha a gordura vegetal. Vá picando a gordura na farinha com uma faca até obter uma textura de areia.
Acrescente a água aos poucos, até a massa estar ligada. Evite trabalhar a massa em excesso.
Embrulhe em um plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


Recheio:

Ingredientes:

6 maçãs azedas, médias, descascadas, descaroçadas e fatiadas

2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de chá de baunilha
3/4 xícara de açúcar
1 ovo
1 xícara de creme de leite
Uma pitada de sal
1/2 xícara de nozes picadas (opcional)


Preparo:

Esquente o forno à temperatura quente (200°C / 400°F).
Forre uma fôrma de torta com metade da massa. Coloque as fatias de maçã sobre a massa.
Numa tigela, misture os próximos três ingredientes. Acrescente o açúcar, o ovo, o creme de leite e o sal. Bata até ficar liso. Despeje sobre as maçãs. Jogue as nozes por cima.
Abra a massa que sobrou, fazendo 3 cortes no centro. Coloque-a sobre as maçãs, feche bem as beiradas, pressionando-as com os dedos para que fiquem onduladas.
Asse por 30 minutos. Sirva quente ou fria com sorvete de baunilha ou um pedaço de queijo tipo cheddar ou estepe.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bolo na Caneca

Gostoso e Rapidinho!!



Essa foto acima não é do meu lógicamente pois não me deram tempo de tirar foto. Mas acreditem, ficou muito gostoso e é muuuito prático e simples de fazer.


Ingredientes:

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó


Preparo:

Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.


Calda:

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó



Modo de Preparo:


Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potência máxima
Coloque no bolo ainda quente.


Dicas Importantes:

* Dimensões desta caneca:

9,5 de coprimento (altura)
8,5 de diâmetro (largura da boca da caneca)
Capacidade de 300ml

* A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são rasas. Se colocar colher (sopa) fazendo morro, o bolo vai ficar duro.


* Se você deseja desenformar da caneca, unte uma outra caneca com margarina e farinha de trigo, coloque a massa e leve o bolo para assar.


* Você pode servir este bolo com sorvete.





segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Arroz com Amêndoas

 

Ingredientes:
3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
açafrão
100g de amêndoas em tirinhas
1 cebola ralada
sal
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de páprica

Preparo:

Faça o arroz com o açafrão. Passe a amêndoa na manteiga e misture no arroz pronto.

Você Sabe o que é Anis-Estrelado???


O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China. Em portugual: badiana, anis-estrelado; Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China; França: badiane, anis de la Chine; Inglaterra: star anise, Chinese anis.



Características:

Árvore de tronco claro, casca lisa e flores de cor clara. Os frutos marrons, com formato de estrela. Os frutos são doces e picantes, muito usados em pratos chineses.

Efeitos medicinais:

O anis-estrelado tem efeito antisséptico, antiinflamatório, calmante, digestivo e diurético.

Usos:

Pode ser usado para condimentar peixes, purês e carnes. Também serve para aromatizar licores, chás e bebidas alcóolicas.

Forma de venda:

É encontrado fresco, ou seco em saquinhos ou potes de vidro.

domingo, 24 de outubro de 2010

Tomate

Tomates O tomate (do náuatle tomatl) é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.

Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

Origem:

A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.

Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado no México.

Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume. Os primeiros contestam tal objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.


Características:

O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Trata-se de um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação. Popularmente, no entanto, não há consenso entre sua classificação como fruta ou legume.

O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.


Gastronomia.

  Apesar de constantemente associado à Itália e sua cozinha, dado seu largo uso na sua culinária, o tomate já era consumido nas civilizações inca, maia e asteca, antes de ser levado ao outro lado do mundo. Pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do Velho Mundo antes das grandes navegações, do qual fazem parte o milho, vários tipos de feijões, batatas, frutas como abacate e o cacau (de cujas sementes se faz o chocolate), afora artigos de uso nativo que se difundiram, como o chicle (seiva de Sapota (ou sapoti)) e o tabaco.

Inicialmente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria. Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha. Durante este século, os europeus que retornavam da América após as viagens ao novo mundo, levaram ao velho mundo a fruta vermelha, que imaginavam ser venenosa. A época em que eles passaram a consumir o tomate não é clara, mas o que se sabe é que o tomate ganhou popularidade quando os povos do sul da Europa declinaram sobre esta suspeita. A partir deste momento, o tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea.

Os primeiros registros apontam para a sua chegada em Sevilha, na Espanha, no século XVI. O local era um dos principais centros de comercialização, onde se realizavam atividades comerciais, principalmente com a Itália e Países Baixos.

Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso:

*Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo;


*Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;


*Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;


*Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;


*Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um "mini-tomate", com tamanho pequeno, redondo ou oblongo.

   


 



As primeiras espécies exportadas da América foram logo batizadas de pomodoro pelos italianos pois eram amarelas, parecendo "maçãs douradas". Os primeiros registros da espécie vermelha deste fruto na Europa tem como data o ano de 1554, trinta e um anos depois de sua chegada de Puebla e Vera Cruz, no México. Se inicialmente havia a suspeita de serem venenosos, tão logo foram descobertos pela gastronomia e passaram a ser indispensáveis na maioria das civilizações e preparações de alimentos. Alla bolognesa, à espanhola, à mexicana, à la marselhesa, alla napolitana, alla parmigiana, à la orientale, à la niçoise, à portuguesa e à la provençale são apenas algumas das infinitas receitas que adotaram o fruto como ingrediente, uma lista que não para de se renovar.

A literatura culinária espanhola antiga (1599 - 1611) não registra o uso do tomate. Na Itália, Antonio Latine escreveu entre 1692 e 1694 o livro de cozinha napolitana Lo Scalco alla Moderna, em que uma das suas receitas recomendava levar ao fogo pedaços de tomate, sem pele ou sementes, temperando com salsinha, cebola e alho picados, salpicados com sal e pimenta, acrescidos de azeite e vinagre, para obter um molho de tomate "de estilo espanhol". Em 1745, o livro do espanhol Juan Altamiras descrevia duzentas receitas, dentre as quais treze tinham tomate em seus ingredientes. Já na Inglaterra, a partir de 1750 se tem evidências de seu uso pelas famílias judias, que já o consumiam, muito embora permanecesse suspeito ao restante dos cidadãos até o século XIX.


Valor Nutricional:

O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.


O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

De 1986 à 1998 a Universidade de Harvard (EUA) analisou os hábitos de cinquenta mil homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23% menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu ainda que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhando um pouco de azeite.




















Tipos de açúcar

O açúcar é uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.

   
 
Monossacarídeos:

Glicose
Frutose
Galactose
Manose
Pentose
Ribose

Dissacarídeos:

Sacarose
Maltose
Lactose

Trissacarídeos:

Rafinose

Políssacarídeos:

Amido
Glicogênio


 Formas de apresentação da sacarose


 Açúcar mascavo (açúcar bruto): açúcar petrificado, de coloração variável entre caramelo e marrom, resultado da cristalização do mel-de-engenho, e ainda com grande teor de melaço.



  Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composião, mais utilizado para exportação.


 Açúcar refinado amorfo: com baixa cor, dissolução rápida, granulometria fina e brancura excelente, o refinado amorfo é utilizado no consumo doméstico, em misturas sólidas de dissolução instantânea, bolos e confeitos, caldas transparentes e incolores.


  Açúcar refinado granulado: puro, sem corantes, sem umidade ou empedramento e com cristais bem definidos e granulometria homogênea. O açúcar refinado granulado é muito utilizado na indústria farmacêutica, em confeitos, xaropes de excepcional transparência e mistura seca em que são importantes pelo aspecto, escoamento e solubilidade.



 Açúcar Impalpável: o conhecido "açúcar de confeiteiro", com grânulos bem finos, cristalinos, produzido diretamente na usina, sem refino e destinado à indústria alimentícia, que o utiliza em massas, biscoitos, confeitos e bebidas.


 Açúcar orgânico: produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico, tanto na fase agrícola como na industrial. Pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Seu processamento segue princípios internacionais da agricultura orgânica e é anualmente certificado pelos órgãos competentes. Na produção do açúcar orgânico, todos os fertilizantes químicos são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica para proteger o solo e melhorar suas características físicas e químicas. Evita-se doenças com o uso de variedades mais resistentes e combatem-se pragas ( como a broca-da-cana) com seus predadores naturais – vespas, por exemplo.

Dica da Chef:

* Se adoçou muito uma receita, acrescente uma pitada de sal ou uma colher de chá de vinagre de maçã.
* Você pode perfumar o açúcar, colocando no frasco uma fava de baunilha. Fica ótimo para ser usados em bolos e alguns doces.








Morango - conheça as inúmeras propriedades nutricionais desta deliciosa fruta

  O morango é uma fruta que agrada não só pelo seu aspecto, mas, também, pelo seu sabor inconfundível.O morango é rico em antioxidantes, que protegem o coração e previnem contra o câncer. A vitamina C, que está presente nesta fruta de forma significativa, é um bom exemplo.

Ela também auxilia na cicatrização, além de aumentar a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos. Uma porção de oito morangos apresenta mais vitamina C do que uma laranja.

Os benefícios não param por aí. O morango também possui flavonóides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A. Ainda é boa fonte de cálcio e potássio. Esta composição da fruta garante ao corpo defesa contra agentes nocivos e auxilia na multiplicação das células necessárias para a saúde das artérias, pele e olhos, além de proporcionar o fortalecimento dos ossos e da atividade muscular.

Segundo uma publicação do Berry Health Symposium de 2009, o morango é também um ótimo aliado para a melhora da função cognitiva (mental). A fruta possui antioxidantes capazes de prevenir a oxidação das células, melhorando o funcionamento da memória.

Por ser rico em água - cerca de 90% da sua composição, o morango possui ação diurética e um baixo valor calórico.Um único inconveniente é o fato de que, por ser fruta rasteira, está sujeita à maior ação de pragas e insetos, e, em decorrência disso, muitas vezes recebe excesso de carga agrotóxica.

Para evitar o consumo de morangos com toxinas, ou minimizar este fato, a orientação é a de que a fruta seja mergulhada em água com limão antes de ser consumida. Os morangos que não forem orgânicos devem ser consumidos sem excessos.


 


Dicas da Chef:

Coloque os morangos de molho em água com vinagre durante alguns minutos, antes de lavá-los. Eles ficaram mais limpos e mais bonitos.

Espinafre, rico em complexo B

Foto-Espinafre-complexo-b-evitar-queda-de-cabelosOs Espinafres têm alto valor nutritivo e são o melhor legume para os olhos. Com o envelhecimento, e a ajuda da luz solar, as células da retina sofrem danos, pelo que certos pigmentos deste legume ajuda a repô-los (e as manchas do rosto).
Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B. O Ferro é muito importante para a formação de sangue; e o Cálcio e o Fósforo participam na formação dos ossos e dentes, na construção muscular e na coagulação do sangue.
A vitamina A é indispensável à vista e conserva a saúde da pele, auxiliando no crescimento e evitando infecções; as vitaminas do Complexo B protegem a pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso, pelo que são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos. A água do cozimento de espinafre não deve ser consumida. 100 gramas de espinafres fornecem 24 calorias. Recomenda-se o seu consumo, especialmente às pessoas anémicas, desnutridas, hipertensas, nervosas, desmemoriadas e com prisão de ventre.




Dica da Chef: Não cozinhe o espinafre com substâncias ácidas como limão ou vinagre. Elas alteram a cor da verdura fazendo com que perca suas propriedades nutricionais.

Coma mais bananas!

"Uma banana por dia dispensa o médico".
"Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana.
Contendo 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia."



 
Dica da Chef:  Bananas verdes amadurecem mais depressa se colocadas juntas de uma mais madura. Ou então embrulhadas em um pano úmido e colocadas em um saco de papel.

Propriedades medicinais do Alecrim

 

O nome científico do alecrim é Rosmarinus.

Essa planta muito conhecida na culinária brasileira tem muito mais qualidades do que simplesmente melhorar o sabor dos pratos.

Pesquisas mostram que o alecrim tem propriedades medicinais.

Como funciona: alivia problemas digestivos, cólicas menstruais e dores articulares, melhora a circulação e tem efeito diurético. Também funciona como analgésico, antidepressivo e descongestionante.

Além de facilitar o processo digestivo, a erva é capaz de inibir a ação de bactérias responsáveis por inflamações e é boa para ativar a circulação.


alecrim 2


Dica da Chef:

O alecrim seco pode ser colocado num moinho de pimenta e polvilhado sobre os alimentos. Experimente!!

Propriedades do Abacate

Segundo o nutrólogo Edson Credídio, pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, que estuda as propriedades terapêuticas do abacate há 10 anos, além das vitaminas e minerais, a fruta tem o dobro do potássio encontrado na banana e é uma das maiores fontes de glutationa, poderoso antioxidante, com ação anticancerígena, ajuda a combater o reumatismo, evita doenças degenerativas, reduz os níveis de açucar no sangue, abaixa o colesterol total, triglicérides e aumenta o bom colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.


Dica da Chef:

Para o abacate não escurecer, depois de aberto, passe uma camada de manteiga na superfície da parte cortada ou polvilhe com farinha de rosca. Pode também fazer o mesmo com suco de limão.