O morango é uma fruta que agrada não só pelo seu aspecto, mas, também, pelo seu sabor inconfundível.O morango é rico em antioxidantes, que protegem o coração e previnem contra o câncer. A vitamina C, que está presente nesta fruta de forma significativa, é um bom exemplo.
Ela também auxilia na cicatrização, além de aumentar a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos. Uma porção de oito morangos apresenta mais vitamina C do que uma laranja.
Os benefícios não param por aí. O morango também possui flavonóides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A. Ainda é boa fonte de cálcio e potássio. Esta composição da fruta garante ao corpo defesa contra agentes nocivos e auxilia na multiplicação das células necessárias para a saúde das artérias, pele e olhos, além de proporcionar o fortalecimento dos ossos e da atividade muscular.
Segundo uma publicação do Berry Health Symposium de 2009, o morango é também um ótimo aliado para a melhora da função cognitiva (mental). A fruta possui antioxidantes capazes de prevenir a oxidação das células, melhorando o funcionamento da memória.
Por ser rico em água - cerca de 90% da sua composição, o morango possui ação diurética e um baixo valor calórico.Um único inconveniente é o fato de que, por ser fruta rasteira, está sujeita à maior ação de pragas e insetos, e, em decorrência disso, muitas vezes recebe excesso de carga agrotóxica.
Para evitar o consumo de morangos com toxinas, ou minimizar este fato, a orientação é a de que a fruta seja mergulhada em água com limão antes de ser consumida. Os morangos que não forem orgânicos devem ser consumidos sem excessos.
Dicas da Chef:
Coloque os morangos de molho em água com vinagre durante alguns minutos, antes de lavá-los. Eles ficaram mais limpos e mais bonitos.