sábado, 21 de agosto de 2010

Ganache de chocolate



Ganache é aquele glacê de chocolate francês lisinho, macio e brilhante que serve para cobrir tortas de fazer arabescos. Essa receita rende 1 porção. se quiser é só dobrar os ingredientes.


Ingredientes


200 gr de chocolate meio amargo


1 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco



Preparo:


Aqueça o chocolate picado com o creme de leite, em potência máxima, por 1 minuto no microondas. Retire e misture até o chocolate derreter e ficar morno.

Eu uso um o pão duro para mexer. Quando estiver morno, quase frio, está no ponto de espalhar. Se endurecer demais é só colocar mais um pouco de creme de leite e aquecer, quinze segundos por vez.




Bolinho de Bacalhau


Ingredientes

1 kg de bacalhau

Água, o suficiente para deixar de molho

Azeite de oliva, o suficiente

300 g de batata cozida e amassada

4 colheres (sopa) de amido de milho

1 ovo

10 dentes de alho amassados

50 ml de azeite de oliva extra virgem

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Óleo quente, o suficiente

Modo de preparo

Para dessalgar o bacalhau, coloque-o de molho na água. Troque-a de 3 em 3 horas por 6 vezes. Em seguida, cozinhe o bacalhau e desfie-o. Deixe esfriar. Regue o bacalhau com o azeite de oliva e deixe descansar por 12 horas. Acrescente a batata e misture bem. Em seguida, acrescente, nessa ordem, sem parar de mexer, o amido, o ovo, o alho, o azeite, a salsinha e misture até que fique homogêneo. Unte as mãos com um pouco de azeite e modele os bolinhos. Frite-os no óleo quente.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Segredinhos da Vovó


- Ao fazer bolinhos de chuva, deixe a massa descansar por cinco minutos antes de fritá-los. Assim eles absorvirão menos gordura.

- Para que o seu omelete fique mais saboroso e bonito, ponha o sal somente depois de bater bem os ovos.

- Ao fazer um bolo de chocolate, experimente acrescentar na massa uma colher de (café) de café pronto, sem açúcar. Esse truque vai deixar a massa mais molhadinha.

- Experimente colocar um pedaço pequeno de chocolate como recheio num pãozinho e leve para aquecer em forno média até que ele derreta. Pode parecer estranho mais é bem comum em outros países e fica delicioso.

- Para evitar que o suspiro grude ao cortar o merengue, mergulhe primeiro a faca em água quente.

- Mesmo as sobremesas frias devem ser retiradas da geladeira um pouco antes de servir. Alimentos muito gelados têm o sabor alterado.

RISOTO DE COGUMELOS COM ALHO E TOMILHO

Rendimento: p/ 6 pessoas.



Ingredientes: ( p/ risoto)

1 litro de caldo (galinha, peixe ou legumes)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias picadas
1/2 cabeça de salsão (aipo) picada bem fino
sal grosso e pimenta do reino moida na hora
400g de arroz para risoto
2 dentes de alho picados
100ml de vermute branco seco ou vinho branco seco
70 ng de manteiga
85/100 g de quijo parmesão fresco ralado

 
Ingredientes: (p/os cogumelos)


255g de cogumelos (um tipo ou uma combinação deles)
3 colheres (sopa) de azeite
1 punhado pequeno de tomilho picado
1 dente de alho picado bem fino
sal e pimenta do reino moido na hora
1 punhado de salsa picada grosseiramente
1 pitada de chili em pó (opcional)
suco de limão

 
PARA PREPARAÇÃO DA BASE DO RISOTO:
 
 Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o azeite e adicione a cebola, o salsão e uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos. Acrescente o alho e, após 2 minutos, quando os vegetais estiverem tenros, junte o arroz. Aumente o fogo e neste ponto você não pode se afastar da panela. Enquanto estiver mexendo lenta e continuamente, você estará começando a fritar o arroz e, se a temperatura estiver muito alta, diminua um pouco. Você deve manter o arroz em movimento. Depois de 2 ou 3 minutos, ele começará a ficar translúcido à medida que começar a absorver todos os sabores de sua base. Adicione o vermute ou o vinho, sem parar de mexer - o aroma será fantástico! Deixe evaporar o álcool. Assim que o vermute ou vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal. Abaixe o fogo para uma fervura leve.




PARA PREPARAÇÃO DOS COGUMELOS:

 Corte os cogumelos em fatias finas. Não cozinhe todos os cogumelos de uma vez - faça em duas ou tres porções. Em uma panela bem quente, aqueça 1 colher de azeite e adicione o cogumelo e o tomilho. Cozinhe por 1 minuto, misture tudo, depois acrescente o alho e uma pitada de sal. (É importante temperar os cogumelos levemente enquanto cozinham.) Deixe ao fogo por mais 2 minutos e, então, prove - se estiverem bem cozidos, acrescente um pouco de salsa, uma pequena pitada de chili em pó e um pouco de suco de limão. Misture de novo, prove mais uma vez. Pique metade dos cogumelos cozidos.



FINALIZAÇÃO DO RISOTO:

Depois que você derramar a primeira concha de caldo, acrescente os cogumelos picados. Continue adicionando conchas de caldo, misturando e esperando que cada concha seja absorvida antes de entornar a próxima. Isso leva uns 15 minutos. Experimente o arroz, continue acrescentando até que o arroz esteja tenro, mas com uma leve consistência. Ajuste o tempero. Retire a panela do fogo e adicione o restante dos cogumelos reservados que não foram picados, a manteiga e o parmesão, (reserve um pouco do parmesão para colocar por cima). Misture delicadamente. Sirva imediatamente, enquanto ainda conserva a textura umedecida.

Sirva sozinho ou com uma salada verde e um pedaço de pão crocante.

Tradição culinária

Jamie Oliver diz que ingleses não comem bem porque preferem beber

Chef lamenta que Inglaterra tenha perdido sua tradição culinária.





Jamie Oliver abriu o verbo contra seus compatriotas. Em entrevista à revista francesa “Paris Match”, o chef e apresentador de TV diz que anda desanimado com seu país, em que pessoas estariam mais interessadas nas bebidas do que em comer bem. Jamie ainda concordou com a afirmação da publicação de que os ingleses não podem saborear a comida direito porque bebem demais.

"É verdadeiro. Historicamente nunca produzimos vinho. Temos uma cultura de álcool e gostamos mais de cerveja: as únicas pessoas que bebem mais do que nós são os irlandeses e os escoceses”, disse.

Ele lembrou ainda que os dias de glória da cozinha britânica ficaram no passado.

"A cozinha britânica já foi semelhante à cozinha italiana atual, sem a massa e risoto. Cozinha de vapor, carne grelhada, ervas, temperos – já usamos isso para cozinhar pratos fabulosos. Agora, é tudo passado! Perdemos nossas tradições”, disse ele amargurado com os rumos da gastronomia em seu país.

Saiba como servir cada tipo de cerveja no copo certo

Encontrei uma materia sobre cerveja na Folha de S.Paulo e resolvi colocar aqui para vocês. Porque vamos e convenhamos que, nada melhor do que saborear numa sexta-feira após o trabalho, uma Boa e Gelada Cervejinha, não é??


Da esquerda para a direita, conheça as taças “Pilsener”, “Weizen”, “Conhaque”, “Cálice”, “Flauta” e a clássica Copo “pilsener”


A cerveja pilsen, como a Eisenbahn Pilsen orgânica, deve ser servida em copo “pilsener” –informalmente conhecido como tulipa. A forma de cone deste copo favorece a transparência e ajuda a manter a cerveja “viva”. O estreitamento da boca é preciso para reter aromas muito voláteis e de difícil percepção e para formar um colarinho cremoso.


Copo “weizen”

Os copos “weizen” são ideais para cervejas de trigo (weiss) como a Erdinger trigo. São copos bem altos e compridos, capazes de ressaltar o colarinho que se forma à medida que a cerveja é servida. Também possibilitam que todo o conteúdo de uma garrafa de 500 ml caiba no copo. A função da boca larga é a de controlar a expansão do abundante creme e capturar o aroma. O único ponto fraco é que a cerveja esquenta mais rapidamente.


Taça tipo “conhaque”

O design arredondado desta taça ajuda a reter a espessa espuma das cervejas encorpadas e fortes, como a Schmitt Barley Wine, e, como acontece com os conhaques, permite que seja envolvido pela mão para aquecer a bebida e, através de movimentos rotativos, exalar os aromas da cerveja.


Taça tipo “cálice”

A taça em formato de cálice tem como objetivo manter a integridade do creme e proporcionar maior percepção dos complexos aromas de cervejas encorpadas e frutadas como as trapistas belgas. Às vezes, são decorados com bordas douradas ou apresentam um entalhe no fundo. O preço varia de acordo com a safra.


Taça tipo “flauta”

Essas taças, com seu formato longilíneo e alto, evitam que o creme de cervejas como a Deus se dissipe muito rapidamente, o que mantém as qualidades da cerveja dentro do copo. A pequena boca impede a fácil perda dos aromas.


Taça clássica

Não tem ligação específica com nenhum tipo de cerveja. Pode ser usada para servir outras cervejas sem taças próprias.


Gostaram??? Então comenta aí embaixo...rsrs. Bjksss e tenham um bom dia!!

Batata Frita do Outback

Gente pode falar que não existe batata com queijo e Cheddar + bacon mais perfeita do que a do Outback, não é??
Achei a receita no orkut uma vez e fiz...PERFEITA!!! Dá certinho!!! Muito parecida.
Anote aí para vc fazer em casa também.


Batatas fritas especiais, cobertas com queijo derretidos, bacon picado e servidas com molho Ranch.

Ingredientes:

 4 batatas grandes
 4 colheres (sopa) de queijo cheddar cremoso
 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
 Sal a gosto
 4 colheres (sopa) de vinagre branco

Preparo:

Corte as batatas em forma de palito. Coloque de molho em água gelada, leve a geladeira e deixe por mais ou menos 3 horas. Minutos antes de fritar, coloque o vinagre. Escorra as batatas numa peneira seque e frite em óleo quente (temperatura de 130ºC) por 5 minutos aproximadamente, para dar um pré-cozimento. Retire as batatas, deixe o óleo reaquecer (170ºC) e volte as batatas ao óleo quente para terminar de fritar e dourar, por mais ou menos 15 minutos. Misture o queijo cheddar cremoso com o requeijão, até formar um creme. Reserve. Leve as batatas fritas para uma travessa refratária, cubra com o creme de queijos. Leve ao forno a 200ºC por dois minutos.