quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bolo Floresta Negra

Bolo feito por mim p/ a noite de Reveillon de 2009 p/ 2010

* Receita para 10 pessoas*

Tempo de preparação: 2 horas
Tempo de cozedura: 20 minutos


* Ingredientes:

200 g de açúcar
150 g de manteiga
6 ovos
70 g de farinha
75 g de cacau amargo
1 pitada de sal
1 colher (café) de açúcar baunilhado
1 frasco de cerejas em calda, sem caroço
2 cálices de Kirsch


Decoração:

200 g de chocolate para culinária
30 g de manteiga


* Preparação:

Bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado, até à mistura ficar bem fofa e cremosa. Adicione a manteiga amolecida e depois, pouco a pouco, a farinha peneirada com o cacau e o sal. Reparta esta massa por três formas baixas de 15 cm de diâmetro, bem untadas e enfarinhadas, e leve a cozer no forno a 180º C durante, aproximadamente, 15 minutos. Entretanto, escorra as cerejas e leve a calda em que estavam mergulhadas ao lume para reduzir, e adicione um cálice de Kirsch, reintroduzindo as cerejas na calda. Depois de cozidos, coloque os bolos sobre uma rede, pique-os com um garfo e regue-os com a calda morna até ficarem embebidos. Deixe arrefecer. Bata as natas, que devem estar bem frias, juntamente com 3 colheres de água gelada. Quando começarem a espessar, adicione o icing sugar, bata até ficarem em chantilly e perfume-as com o Kirsch restante. Vá barrando cada bolo com parte deste creme e algumas cerejas. Sobreponha assim os três bolos, cobrindo e enfeitando integralmente com as natas a última camada. Derreta o chocolate cortado em pedaços e adicione-lhe a manteiga. Espalhe este creme sobre uma mesa de mármore ou uma folha de alumínio e deixe arrefecer. Com a lâmina de uma faca fina, mergulhada em água quente, vá raspando pequenas porções deste chocolate de forma a obter uns canudos de chocolate para enfeitar o bolo.

Buttermilk

Ontém uma amiga minha me ligou perguntando o que era Buttermilk poque na receita de cupcake dela pedia e ela não sabia o que era. Assim como ela, muitas pessoas ainda tem duvida do que seja o tão famoso buttermilk e pouco sabem que não é necessário ter o próprio buttermilk americano. Nós também podemos fazer pois, nada mais é do que o soro do leite coalhado que resta no processo de fabricação da manteiga. Ele é bastante líquido e ligeiramente ácido. Geralmente é usado no preparo de bolos para que a combinação com o bicabornato de sódio, fermente a massa.



Receita de Buttermilk

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre
240 ml de leite desnatado

Modo de Preparo:

Misture o suco de limão ou vinagre no leite desnatado. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 min até que talhe.

Substituição:

O volume de buttermilk requerido na receita pode ser substituído por 2/3 de iogurte desnatado e 1/3 de leite.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novo Blog

http://www.doceamorcupcakes.blogspot.com/


Blog dos meus cupcakes..para quem quiser conhecer mais sobre os cupcakes e tb quiser fazer encomendas.

Mousse de Maracujá

Esta é uma receita diferente de musse de maracujá. Nada de creme nem leite condensado. Extremamente refrescante, é feita com iogurte e gelatina e pode ser servida na própria casca do maracujá.



Ingredientes:

4 maracujás
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 potes de iogurte natural desnatado
3 colheres (sopa) de adoçante em pó do tipo granular
1 colher (sopa) de leite desnatado em pó
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor


Modo de Preparo:

1. Lave os maracujás sob água corrente.

2. Numa tábua, corte cada maracujá ao meio e retire a polpa. Reserve as cascas.

3. No liquidificador, bata as polpas dos maracujás e o leite desnatado por 1 minuto em velocidade alta. Separe o líquido das sementes, passando por uma peneira. Descarte as sementes e reserve o suco.

4. Numa tigelinha, dissolva a gelatina em 5 colheres (sopa) de água morna. Deixe hidratar por 5 minutos. Reserve.

5. No liquidificador, junte o suco de maracujá, o iogurte desnatado, o adoçante em pó, o leite em pó, o limão e a gelatina preparada. Bata por 2 minutos em velocidade alta.

6. Dentro das cascas do maracujá, distribua a mousse. Leve à geladeira por, no mínimo, 6 horas.

Devolta e Feliz!!

Genteeeee Formeiiiii!!! Não acreditooooooooooooooooo!!!
Só pode ser um sonho, me belisquem...
Terminei minha faculdade!!! Oooooooooooo Felicidade puraaa!!

Obrigada senhor, por mais essa conquista. Agradeço a todos que me incentivaram e que me incentivaram durante minha jornada durante o curso, os que acreditaram na minha capacidade de me tornar uma Chef de Cozinha e aos que não acreditaram no meu potencial, as palmas que serão obrigados a me dar por ter conquistado mais essa vitória!!! Obrigada Família, Amigos, Namorado, enfim..à todos. Amo muito vcs. E Vocês que me seguem aqui no blog e que me dão apoio ao desfrutar de minhas receitinhas!! AMO MUITO TUDO ISSOOOO!!!