quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brigadeiro: A salvação da TPM.

Sabe aquela frase..ESTOU DE TPM, PRECISO DE CHOCOLATE!!???




Hoje eu estava assim, até 1h e meia atrás. Essa semana minha tpm veio com tudo, ainda por cima ontém tive um baita de um estresse, mas isso é um fato desnecessário que não merece nem ser citado aqui no meu blog.
Então resolvi ir para cozinha para tentar aliviar um pouco da minha tpm, até porque esses sào os dias que eu evito bastante em ter contato com pessoas de tão estressada que eu fico, ainda sim qualquer coisinha pequena acaba virando um baita problema e de problemas eu já tenho demais, não posso arrumar mais!


Essa semana fui ao shopping com minha amiga e fisioterapeuta Fabiana. Fomos na Livraria Saraiva pois, ela queria comprar um livro acho que para dar de presente e eu, fui parar no meu vício, sessão de livros de Gastronomia.

Lá estava eu, depois de meia hora de tanto olhar livros e livros, como estava meio sem grana, resolvi limitar o valor do livro que iría levar. Não tem jeito, toda vez que vou na Saraiva seeeeempre acabo comprando um livro. Dessa vez escolhi bem e comprei o Livro do Brigadeiro, justamente na minha semana tpmica! Chato né!!!???


Justamente essa semana também eu estava sem internet e acabei devorando o livro e lendo-o todinho!
Ele é pequenininho, são apenas 93 páginas deliciosas e interessantíssimas! Tem a História do Brigadeiro, onde surgiu, a história de autora Juliana Motter dona do atelier "Maria Brigadeiro", onde é feito o melhor Brigadeiro Gourmet do Brasil, a história da Maria Brigadeiro, receitas fabulosas e a dica chave...

...O BRIGADEIRO PARA TPM!! O SALVADOR, O AMENIZADOR, A BENÇÃO PARA TODAS AS MULHERES ESTRESSADAS. Depois você se entende com a balança, néh!??? Esse é o lado ruim que é bom pensar só depois, porque se não você não vive e não comete o pecado da Gula. Se bem que acho que nesse período não sería tão pecado assim.

Então hoje resolvi fazer o meu Santo Remédio!!
Feriado, tempo nublado, sem o namorado presente, preguiça, ainda de pijama, nada afim de me arrumar para fazer algo, com uma baita de uma cólica e mega estressada, nada mais justo do que???
O BRIGADEIRO SALVADOR!



Na receita do Livro da Juliana Motter achei muito a quantidade da receita, então fiz 1/2 receita e a quantidade deu essa. Ficou bem cremosinho, o verdadeiro Brigadeiro de colher. Muito como dizia uma conhecida minha lá de Recife..NA DÉEEEELI!!! = Delícia (tradução). Não ficou aquele brigadeiro duro, cheio de pedacinhos queimados e a quantidade de 1/2 receita é o suficiente para você se curar dessa fase que nos persegue todo santo mês.

OBS:. é bom você usar uma panela de fundo grosso e uma colher de pau, para não correr o risco de queimar o nosso querido remédinho!!!

Vamos lá amiga, vou te ajudar nesse seu dia. Aposto que vai se lembrar de mim ou da Maria Brigadeiro quando estiver se curando!!



INGREDIENTES:

1 Lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga extra sem sal

obs:.Não use nescau, toddy, nenhum tipo de achocolatado e sim CHOCOLATE EM PÓ. Já basta o doce do leite condensado, achocolatado vai deixar de ser brigadeiro p/ ser melado de chocolate, vai por mim!!


PREPARO:

Misture todos os ingredientes na panela e leve ao fogo médio (p/ ficar pronto mais rápido), Também pode ser baixo. Mas como eu estava com pressa resolvi fazer no médio mesmo. A massa é levinha, cremosinha e não dá trabalho algum, muito pelo contrário, o prazer de comer depois é bem satisfatório. Continuando, Dê uma olhadinha no fundo da panela, quando estiver começando a desgrudar, desligue o fogo. Pegue um frigideira um pouco maior que a sua panela, coloque um poquinho de água e coloque a panela do brigadeiro para esfriar dentro da frigideira, mexendo sempre até ele ficar morninho. Coloque o Brigadeiro dentro de uma vasilha e Divirta-se!!!

A Maria Brigadeiro diz que "o ponto é aquele que você sente que precisa comer o doce...Não tire da panela. Enrole-a em um pano de prato colorido ( a panela está quente, lembra?) escolha a colher mais bonita, sente-se no sofá e acalme-se."

Eu pelo menos me diverti bastante!! Estou bem mais tranquila!! Já posso voltar a sociedade!!



Bom feriadinho para vocês queridas!!






domingo, 30 de outubro de 2011

Garder Manger

Aula de Garder Manger com a Professora e Chef Selma - ICIF


Hoje vou falar um pouquinho sobre um profissional muito importante dentro de uma cozinha, o Garder Manger.

O Garder Manger é o profissional responsável pelas comidas frias, nos restaurantes, hotéis e buffets. É dele a responsabilidade de cuidar das entradas, dos aperitivos e coquetéis, das terrines, paté in crout,  dos molhos frios, vinagretes, elementos decorativos e arranjos feitos comm alimentos como, esculturas em frutas e legumes, mesa de frios e esculturas em gelos e manteigas.

Geralmente aquelas mesas que vemos em Hotéis, Cruzeiros, toda ornamentadas com alimentos, é feita por esse profissional altamente detalhista e capacitado.

Até porque convenhamos que, a maioria das vezes comemos com os olhos primeiramente!






Curso de Ornamentação de Frutas e Legumes com a Chef Beth Holtz em São Gabriel da Palha - ES

Esse profissional também é Responsável pela montagem de Finger Food Salgados, Canapés e de Espelhos, onde geralmente decoram mesas de coquetéis e eventos onde é escolhido esse tipo de comida para se comer comm a mão.



Aula de Garder Manger - ICIF


Na formatura do ICIF, meu grupo ficou com a parte do Garder Manger Fizemos cada canapés lindos e as decorações foram bem criativas e trabalhosas, mas valeu a pena o esforço.

Grupo: Aline, Carol e Muriel


Terrine de Alho-poró com espuma de Tomate

Filé Mignon Marinado


Blini com Gravadlax e Creme Azedo


Voul au Vent com Beringela do Chef


Damascos com Dip de 4 queijos


As decorações dos arranjos de mesas foi eu mesma que fiz, improvisando em 10 minutos com o que tinha, Arroz e Feijões Crus, Ramos de Alecrim, pimentas, Colheres de Pau, etc...