sábado, 28 de julho de 2012

Capixabas se revoltam com a personagem Tessália de Avenida Brasil e promovem Moquecaço


Redação Multimídia
GAZETA ONLINE 
No capítulo da novela Avenida Brasil, da Rede Globo, exibido nesta quarta-feira (25), um diálogo entre os personagens Tessália (Débora Nascimento) e Adauto (Juliano Cazarré) gerou revolta entre os capixabas. Durante a conversa, que aconteceu na cozinha da casa de praia de Tufão (Murilo Benício), Tessália disse que a moqueca capixaba é sem graça. Foi o suficiente para o assunto bombar nas redes sociais. Até um evento em prol da nossa moqueca já foi criado: O moquecaço!
Diálogo
[Tessália]: Adauto, põe dendê ou não põe dendê? Eu prefiro moqueca baiana mesmo.
[Adauto]: Eu também, mas se colocar dendê a Muricy vai chiar, vai dizer que dá estria, entendeu?
[Tessália]: Então a gente faz a capixaba mesmo. Fica meio sem gosto, mas né?!
A revolta e o movimento
ES - VitÃ?ria - Moqueca de badejo com camarâ??o vegÍ, servido no Restaurante Mirante da Ilha, localizado no circuito gastronÃ?mico da Ilhas das Caieiras, em VitÃ?ria
Você conhece o nosso hotsite sobre a moqueca capixaba? Visite e 'deguste' de informações, fotos e vídeos que podem dar um 'upgrade' na sua cozinha
O internauta Daniel Gilbert, 37 anos, morador de Jardim Camburi, em Vitória, viu a movimentação no Facebook e encaminhou ao canal Eu Aqui a ideia que tem sido compartilhada por muitos usuários da rede social: o moquecaço, ou seja, no próximo domingo (29), os capixabas devem se unir e fazer em seus lares uma deliciosa moqueca e postar as fotos, vídeos e receitas nas redes sociais.
"Todos os capixabas e apreciadores da nossa maravilhosa moqueca têm que participar do movimento. Tem gente que por outros compromissos não poderá participar, mas o que vale é a intenção. Eu mesmo apoio a ideia, mas não sei se vou conseguir fazer a moqueca porque tenho um casamento para ir no Norte do Estado", contou Daniel.  
A internauta e desenhista Geórgia Kuster Leite também não gostou do que ouviu na novela. "Todos nós que assistimos ao capítulo ficamos indignados com a afirmação de que a moqueca capixaba é sem graça. O assunto já está dando o que falar nas redes sociais", comentou.
Para o auto mau informado da novela Avenida Brasil, aí vai um pouquinho da História da Nossa Moqueca Capixaba.
Essa matéria eu escrevi para o site Rota Capixaba no dia 04 de março de 2012:
 "Moqueca, só capixaba; O resto é peixada."
 
 A frase acima, criada pelo jornalista José Carlos Monjardim (Cacau Monjardim), ilustra bem o sentimento dos habitantes do Espírito Santo com seu prato mais famoso.
 
A tradicional Moqueca Capixaba é fruto cultural indígena, nativa, deliciosa e inesquecível. Moqueca vem de uma expressão indígena – Moquém – que significa grelha de varas para assar o peixe preferencialmente em folhas de bananeiras, como faziam os indígenas.
Por tanto no Espírito Santo, os índios preparavam a moqueca com temperos Nativos: Tomates Maduros, Tinta de urucum, limão, cebola, coentro e pimenta.
Hoje nossa moqueca é preparada também com azeite doce e na Panela de barro assim aderindo quatro características fundamentais: Cor, Sabor, perfume e Consistência. 


As Tradicionais panelas feitas pelas paneleiras de Goiabeiras:

Da extração do barro do Vale do Mulembá é feita a panela de barro, utensílio indispensável para a preparação da tradicional moqueca capixaba. A própria é confeccionada pelas Paneleiras de Goiabeiras. São senhoras que moldam essas panelas embaladas por cantigas e vão dando formas ao utensílio mantendo os ensinamentos que permite que essa cultura seja mantida por muitas gerações. Logo em seguida as panelas são queimadas. A cor das panelas vem do Mangue e o tanino vem da casca das árvores que se situam nesse Santuário Ecológico.

Assim fica garantido o sabor dos pratos preparados nesse utensílio tão artesanal.

MOQUECA CAPIXABA E PIRÃO DE PEIXE


Rendimento: 6 porções

Para a moqueca:

  Ingredientes:

 1,8kg de badejo em postas
500g de tomate picados em cubos médios
500g de cebola picada em cubos médios
1 maço de coentro picado
½ maço de cebolinha verde picada
20g de alho picado
50ml de azeite de oliva
30ml de tintura de urucum
2 limões
Sal a gosto
100ml de caldo de peixe
 
Modo de Preparo: 

 Aqueça o azeite de oliva em panela de barro e doure o alho. Acrescente metade do tomate e da cebola picados. Tempere as postas de peixe com sal e limão e coloque na panela de barro. Cubra as postas com o restante do tomate e da cebola. Acrescente o coentro, o sal, a tintura de urucum e o caldo. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos, sem mexer. Verifique se o peixe está cozido e o ponto do sal. Acrescente algumas gotas de limão.
 Observação: O badejo pode ser substituído por robalo, garoupa ou namorado.

Pirão de Peixe:

Ingredientes:

 100g de farinha de mandioca
600ml de caldo de peixe
½ maço de coentro (pequeno) picado
100g de cebola picada
100g de tomate picado
30ml de tintura de urucum
Sal a gosto
100g de peixe desfiado (opcional)

Modo de Preparo: 

 Junte ao caldo, o peixe desfiado, a cebola, tomate e o coentro. Leve para ferver e tempere com sal. Acrescente a tintura de urucum e deixe ferver até a ebulição. Acrescente a farinha de mandioca, aos poucos, fazendo um pirão pouco espesso. Sirva o pirão separado da moqueca, mais o arroz branco e o molho de pimenta.
Decore com cebolinhas verdes salpicadas.







quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cardamomo

Trata-se de uma planta de folhas verdes brilhantes e de flores brancas e azuladas que se dá em climas quentes e úmidos, preferencialmente em altitudes entre os 800 e os 1500 metros. O cardamomo, propriamente dito, está contido nas sementes, pequenos grãos guardados numa cápsula de forma oval.


O CARDAMOMO


A história e as estórias
A planta do cardamomo é originária do sudoeste da Índia, da costa de Malabar e das ilhas do Sri Lanka. No século XI foi introduzida em Inglaterra pelos Normandos, mas só alguns séculos mais tarde passaria a tornar-se moda nos países ocidentais e a ser importada com mais regularidade.
Conta a lenda que um antigo rei persa dono de um belo cavalo de batalha, se deparou um dia com um problema… O cavalo tinha um defeito: sempre que farejava a presença de uma égua, perdia a compostura e abandonava a batalha.
O rei, cansado de tanta agitação, resolveu mandá-lo capar. No momento em que os criados se preparavam para a operação, a rainha veio à janela e, percebendo o que se passava, gritou: – Não lhe façam mal! Dêem-lhe antes 20 chávenas de café, como eu faço ao meu marido.
Esta história parece nada ter a ver com o cardamomo… No entanto, é um facto que no próximo Oriente o café tinha fama de acalmar as capacidades viris, enquanto o cardamomo, pelo contrário, de as estimular. É por isso que era tão vulgar os homens, sempre que bebiam café, misturarem alguns grãos de cardamomo à sua bebida. Não fosse o diabo tecê-las…
Diz-se que “um vinho quente aromatizado com cardamomo é capaz até de acordar um homem morto”! Talvez por isso, a sedutora rainha Cleópatra não se esquecesse nunca de perfumar as divisões do seu palácio com umas pitadinhas de cardamomo de forma a conquistar irremediavelmente o seu querido Marco António.

Utilizações
O cardamomo foi introduzido na cozinha popular pelos Romanos, perfumando vinhos quentes, peixes, arroz e sobremesas. Associados ao seu aroma tem ainda várias propriedades medicinais: é um antiácido (combate as dores de estômago), um anti-séptico, um digestivo e, ao mesmo tempo, consegue ser laxante e estimulante.
Na França usa-se para temperar os pâtés; os nórdicos não o dispensam nas salsichas e carnes defumadas; na Alemanha e na Rússia é usado nos licores.
Fonte:http://correiogourmand.com.br/info_glossario_produtos_alimentos_especiarias_cardamomo.h


Receita:

Suco de Abacaxi, Maçã Verde e Cardamomo

Ingredientes:

1 xícara (chá) de água de coco ou água filtrada
2 fatias de abacaxi
1 maçã verde
1 semente ou 1 folha de cardamomo

Preparo: 

Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.




quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bolo de Refrigerante e Chocolate



Rendimento: 12 porções

Ingredientes:

1 lata de refrigerante sabor laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de manteiga
3 xíc (chá) de farinha de trigo peneirada
2 xíc (chá) de açúcar refinado peneirado
4 ovos
Margarina e farinha de trigo para untar

Calda:

130g de chocolate meio amargo picado
½ xíc (chá) de leite

Preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Despeje em uma fôrma previamente untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (180 graus) e pré-aquecido (cerca de 35 minutos). Retire do forno e, ainda quente, faça alguns furos com o auxílio de um palito. Aguarde esfriar, desenforme e regue com a calda preparada. Sirva em seguida.

Calda:

Derreta o chocolate em banho-maria e misture o leite até ficar homogêneo. Utilize em seguida.