quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cardamomo

Trata-se de uma planta de folhas verdes brilhantes e de flores brancas e azuladas que se dá em climas quentes e úmidos, preferencialmente em altitudes entre os 800 e os 1500 metros. O cardamomo, propriamente dito, está contido nas sementes, pequenos grãos guardados numa cápsula de forma oval.


O CARDAMOMO


A história e as estórias
A planta do cardamomo é originária do sudoeste da Índia, da costa de Malabar e das ilhas do Sri Lanka. No século XI foi introduzida em Inglaterra pelos Normandos, mas só alguns séculos mais tarde passaria a tornar-se moda nos países ocidentais e a ser importada com mais regularidade.
Conta a lenda que um antigo rei persa dono de um belo cavalo de batalha, se deparou um dia com um problema… O cavalo tinha um defeito: sempre que farejava a presença de uma égua, perdia a compostura e abandonava a batalha.
O rei, cansado de tanta agitação, resolveu mandá-lo capar. No momento em que os criados se preparavam para a operação, a rainha veio à janela e, percebendo o que se passava, gritou: – Não lhe façam mal! Dêem-lhe antes 20 chávenas de café, como eu faço ao meu marido.
Esta história parece nada ter a ver com o cardamomo… No entanto, é um facto que no próximo Oriente o café tinha fama de acalmar as capacidades viris, enquanto o cardamomo, pelo contrário, de as estimular. É por isso que era tão vulgar os homens, sempre que bebiam café, misturarem alguns grãos de cardamomo à sua bebida. Não fosse o diabo tecê-las…
Diz-se que “um vinho quente aromatizado com cardamomo é capaz até de acordar um homem morto”! Talvez por isso, a sedutora rainha Cleópatra não se esquecesse nunca de perfumar as divisões do seu palácio com umas pitadinhas de cardamomo de forma a conquistar irremediavelmente o seu querido Marco António.

Utilizações
O cardamomo foi introduzido na cozinha popular pelos Romanos, perfumando vinhos quentes, peixes, arroz e sobremesas. Associados ao seu aroma tem ainda várias propriedades medicinais: é um antiácido (combate as dores de estômago), um anti-séptico, um digestivo e, ao mesmo tempo, consegue ser laxante e estimulante.
Na França usa-se para temperar os pâtés; os nórdicos não o dispensam nas salsichas e carnes defumadas; na Alemanha e na Rússia é usado nos licores.
Fonte:http://correiogourmand.com.br/info_glossario_produtos_alimentos_especiarias_cardamomo.h


Receita:

Suco de Abacaxi, Maçã Verde e Cardamomo

Ingredientes:

1 xícara (chá) de água de coco ou água filtrada
2 fatias de abacaxi
1 maçã verde
1 semente ou 1 folha de cardamomo

Preparo: 

Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.