O brownie é um doce tipicamente americano.
A história de seu surgimento é contada em várias versões, mas a mais conhecida delas é que esta magnífica sobremesa foi criada por descuido de um cozinheiro que esqueceu de adicionar fermento ao preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e os serviu, anunciando à todos que havia preparado alguns 'brownies' e todos adoraram.
Sua textura está entre o bolo e uma espécie de cookie - casquinha crocante, durinho por fora e macio e úmido por dentro.
Não importa como surgiu. Seja acidentalmente ou não, o brownie caiu no gosto do mundo.
Brownies feitos por mim no primeiro período de faculdade.
INGREDIENTES:
6 colheres (sopa) bem cheias de margarina ( sem sal)
3/4 xícara (chá) Nescau
1/2 xícara (chá) chocolate em pó
1 1/4 xícara (chá) farinha
2 xícara (chá) açúcar
4 ovos
1 colheres (chá) sal
2 colheres (chá) extrato de baunilha
1 xícara (chá) de chocolate chips ( ou chocolate meio-amargo, picado em cubinhos) ou 1 xícara (chá) de nozes picadas.
Açúcar impalpável para decoração e/ou Nozes (opcional).
PREPARO:
Coloque tudo numa vasilha e misture bem, até formar um creme uniforme. Despeje numa assadeira anti-aderente e leve ao forno médio por 40 minutos. Experimente com um palito, em caso de duvidas. O palito deve sair levemente úmido, quase seco. Se cortar enquanto ainda quente, vai parecer que está cru por dentro, devido a cor marrom escura dentro ( brownie) e a casquinha marrom clara por fora, mas não está.
Corte, em quadrados ainda quente e sirva com uma bola de sorvete de creme, ou congele num saquinho de
freezer. Para descongelar, coloque um quadradinho num prato de sobremesa e aqueça no microondas, potencia alta, por 45 segundos. Sirva com sorvete de creme, ou sozinho, ( se tiver feito com chocolate chips ou chocolate picado, os pedacinhos estarão cremosos ao aquecer no microondas..uma delicia!). Pode-se também servi-los a temperatura ambiente, como um bolo de chocolate mais encorpado.