sábado, 30 de outubro de 2010

Apple pie - Torta de maçã

Receita do Blog: http://todasreceitasculinarias.blogspot.com



Ontém fui ao salão e a moça que estava fazendo um procedimento em mim falou que tinha provado dessa torta e gostado muito. Como não tenho a receita aqui em mãos agora peguei essa receitinha no Google p/ já facilitar p/ ela.

Resumidamente a história da torta.

Uma tradição americana é comer Torta de Maçã (Apple Pie) no dia de Ações de Grasças (Thankginving Day), mas a pricípio as tortas de maçã eram feitas na Inglaterra antes dos Pilgrims trazerem as primeiras sementes à América do Norte. Com o tempo, os Estados Unidos se tornaram o mais importante produtor de maçã do mundo, em parte por causa do herói do povo, cuja história mistura fatos históricos com folclore.
A lenda de Johnny Appleseed tornou a Torta de Maçã um prato tradicional americano, e ela dizia que, enquanto ele andava descalço sobre a terra, jogava sementes no chão aonde quer que passasse. Ele usava uma panela como chapéu e era um vegetariano que vivia de leite desnatado talhado e pólen. O certo é que, começando com mais de 25 anos de idade até a sua morte aos 71 anos, em 1845, o excêntrico, mas manso, herói do povo viajou milhares de milhas do interior da Pennsylvania até Indiana plantando árvores de maçã e iniciando viveiros para macieiras.



Ingredientes:


Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de gordura vegetal
1 colher de chá de sal
1/4 de xícara de água (aproximadamente)


Preparo:


Coloque a farinha de trigo em um plano de trabalho e faça um vulcão, salpique com o sal e coloque sobre a farinha a gordura vegetal. Vá picando a gordura na farinha com uma faca até obter uma textura de areia.
Acrescente a água aos poucos, até a massa estar ligada. Evite trabalhar a massa em excesso.
Embrulhe em um plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


Recheio:

Ingredientes:

6 maçãs azedas, médias, descascadas, descaroçadas e fatiadas

2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de chá de baunilha
3/4 xícara de açúcar
1 ovo
1 xícara de creme de leite
Uma pitada de sal
1/2 xícara de nozes picadas (opcional)


Preparo:

Esquente o forno à temperatura quente (200°C / 400°F).
Forre uma fôrma de torta com metade da massa. Coloque as fatias de maçã sobre a massa.
Numa tigela, misture os próximos três ingredientes. Acrescente o açúcar, o ovo, o creme de leite e o sal. Bata até ficar liso. Despeje sobre as maçãs. Jogue as nozes por cima.
Abra a massa que sobrou, fazendo 3 cortes no centro. Coloque-a sobre as maçãs, feche bem as beiradas, pressionando-as com os dedos para que fiquem onduladas.
Asse por 30 minutos. Sirva quente ou fria com sorvete de baunilha ou um pedaço de queijo tipo cheddar ou estepe.