sexta-feira, 30 de julho de 2010

AVES



O termo genérico ave engloba todas as aves domésticas ou de caça.

Domésticas: aquelas criadas em fazendas, quintais, granjas, etc.
Caça: aquela que vive em seu habitat, caçada periodicamente, criatórios
Entre as aves o frango e o mais comercializado: vivo, fresco, resfriado, semi-resfriado, congelado, defumado, etc.

O Brasil é o 2º exportador de frango.


Conteúdo protéico semelhante ao das outras carnes. As aves mais novas tem menos tecido conjuntivo, menor quantidade de gordura e por isso, torna-se mais fácil a digestão. É indicado para pessoas com o aparelho digestivo delicado (crianças e enfermos).
As aves possuem grande aceitação da população em geral, sendo um dos poucos animais que sofrem restrições religiosas em relação ao consumo (restrições por conta do abate), podendo ser preparada de diversas formas: galinha recheada, em pedaços pequenos.

Cocção: podem ser preparadas de várias formas. O tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho e a idade da ave. Galinha caipira a carne é mais rija.
Assar = menor temperatura e mais tempo de cocção
Depenagem: depois de morta deve ser depenada rapidamente e se possível evitar mergulha-la em água quente, pois facilita a operação da penagem, mas pode alterar a pele da ave.


Tipos de aves:

Frango de leite (abatidas com 3 meses de idade – pesam em torno de 800g – carne macia – grande aceitação), frango comum, galinha, galo, galinha caipira, peru, pato, ganso, marreco, perdiz, codorna, capão (Grécia antiga – ave castrada – gorda e suculenta).


Perdiz de Topete