quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lentilha


A lentilha é uma pequena planta trepadeira que se produz anualmente da família das leguminosas, as quais produzem vagens que são curtas, com uma ou duas sementes discóides altamente nutritivas e muito apreciadas como alimento.

A lentilha é um grão muito saboroso, mas é muito importante ter cuidado com os ingredientes utilizados em sua preparação, pois muitos acrescentam paio, lingüiça, bacon, tornando-se um prato muito calórico. Pode ser servida quente ou fria em saladas, com arroz ou em sopas. Uma concha média de lentilha cozida fornece 105 kcal.


Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol. As lentilhas são repletas de nutrientes: carboidratos complexos que ajudam na prevenção do aumento e na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial).


Elas possuem poucas calorias, não contêm gordura e são baratas. As lentilhas só contêm somente um aminoácido essencial, por isso devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas. Por exemplo: lentilhas cozidas com arroz) ou sopa de lentilhas com pão.

Os brotos de lentilha são uma boa fonte de tiamina, ferro, fósforo e cobre, e são ricos em vitaminas C e ácido fólico.